sábado, 9 de julho de 2011

Um Pedaço da História VW APOLLO


Hoje vou falar sobre m dos carros mais luxuosos da vw : o volkswagem apollo.
A história desse carro se basea na autolatina como a do Logus.
No papel, a idéia era excelente: compartilhando estrutura, desenvolvimento e projetos as empresas poderiam ter uma linha de produtos mais completa e poderiam expandir ainda mais o seu mercado. O anúncio da holding aconteceu em 1987, mais precisamente no dia 1º de Julho.
Muitos encaram o VW Apollo como um simples clone do Ford Verona. Em partes, os que afirmam isto tem razão: o carro compartilha boa parte de seus componentes com seu primo da Ford, porém tem uma alma VW.Com motor AP 1.8 em 1990 iniciou-se a sua carreira que embora curta alcançou muitos fãs como os do clube do apollo em São Paulo-SP.
Seu preço, na época, era maior do que uma VW Parati ou do que o próprio Ford Verona (até 20% maior). O fator preço talvez tenha sido decisivo para o veículo não ter vendido tanto quanto se esperava.
Por possuir uma mecânica Volks o VW Apollo não é um carro frágil. As suas peças relacionadas a motor são simples de serem encontradas no mercado e possuem custo similar a de outros veículos VW, como o Gol ou a Parati.
Seu calcanhar de aquiles é, sem dúvida, a suspensão: o VW Apollo possui a suspensão traseira idêntica a do Ford Verona, que por sua vez nada mais é do que a suspensão do Ford Escort,uito fraca para o peso extra do sedan.
Em geral, caso o VW Apollo seja dirigido com cuidado (evite os buracos!) e não carregue muito peso (nada de tentar quebrar recorde de pessoas dentro de um Apollo) a suspensão tem uma vida útil razoável.
A versão GL era a versão de entrada da linha, sendo a GLS o topo e a VIP uma série limitada, ainda mais luxuosa do que a GLS. Na GLS, destacam-se a opção pelo acabamento monocromático, isto é, com tapetes, forrações, painel e demais itens internos todos de uma cor.
Quanto as cores, podemos citar: branco, vermelho, vinho, preto, bege (dourado), prata .
Existem versões preparadas com o motor AP 2.0 (adaptado de forma não tão complicada), porém o Apollo jamais foi produzido originalmente com esta motorização.
Piadinha sem graça: "Você prefere um VW Apollo ou uma gripe?"
"A gripe! Pelo menos a gripe eu passo para a frente!"
Ao contrário da piadinha acima, o VW Apollo não é um mico de mercado como muitos costumam falar. Obviamente ele não é um carro de revenda tão fácil quanto um VW Gol, porém, pelo que tenho acompanhado em sites especializados na venda de carros tempo médio de venda não é superior a um mês.
E assim termina a histo´ria do Apollo,ainda cheia de mistérios,que podem ser descobertos ao comprar um desses ícones da história da VW.
AGRADECIMENTOS:
CLUBE DO APOLLO--SP POR EMPRESTAR AO BLOG PARTE DESSE CONTEÚDO TÃO IMPORTANTE SOBRE O CARRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário