Olá para todos.Neste mês postarei uma matéria importante do fórum de discussões do CDGQ (Clube do Gol Quadrado).Esse tutorial ensina vcs ,que tem carros da linha quadrada,trocar o líquido de arrefecimento do motor,que é responsável pela regulagem de temperatura do mesmo.
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Para evitar choques térmicos bruscos no bloco do motor, o ideal é fazer ele quando ele estiver frio, tipo domingo de manha...
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles deterioram tudo o que vêem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com óxidos do motor.
-O preço do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Você poderá desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo límpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatório velho e coloque o novo e prenda todas as mangueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as abraçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as abraçadeiras já estavam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatório novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possíveis bolhas de agua. Observe sem o nível se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciência tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!
Outra dica: jamais use radiex e afins... eles deterioram tudo o que vêem pela frente. Inclusive os selos do bloco do motor.
Segue esses passos galera:
Programe a limpeza de seu carro e de cara compre 2 litros de fluido, um reservatório novo caso o seu esteja impregnado com óxidos do motor.
-O preço do reservatório varia de 18 a 22 reais
-O preço do litro de fluido varia de 8 a 10 reais
Uma semana antes da limpeza, despeje um litro de fluido e rode a semana inteira com ele... ele irá auxiliar na limpeza durante a semana
sem agredir o motor.
Quando chegar domingo de manha da semana seguinte, solte a mangueira do retorno do radiador-reservatório, coloque uma mangueira de agua ligada no tanque (sem exageros na pressão da agua) e ligue o carro.
Note que a agua que vai sair do retorno sairá imunda e marrom escura...
Não utilizem o afogador e nem aceleram para não esquentar o motor demasiadamente, pois a agua da mangueira com certeza vai estar em torno de 18ºC e o motor na casa dos 90º... deixe ele trabalhar por sim mesmo...
Você poderá desligar o motor assim que a agua do retorno estiver saindo límpida assim como a agua da mangueira. Feito isso, desligue a mangueira de agua da torneira e solte a do reservatório-motor.
Retire o reservatório velho e coloque o novo e prenda todas as mangueiras nele, tanto a do reservatório-motor, como a do retorno-reservatório. É fundamental que as abraçadeiras sejam bem apertadas, caso contrario em altas temperaturas, a pressão na tubulação aumenta muito e ocorrerá vazamentos. Caso as abraçadeiras já estavam velhas e oxidadas, compre novas abraçadeiras, n custará mais do que 4 reais.
Reservatório novo fixado no seu devido lugar com suas respectivas mangueiras, despeje o segundo litro de fluido e complete com agua. Ligue o motor, aperte as mangueiras pra retirar possíveis bolhas de agua. Observe sem o nível se não esta abaixando, caso sim, complete sempre com agua. Não tem segredo nenhum!!!!
Na primeira semana todos os dias observe o nível pra manter a consciência tranquila, afinal é DIY.
Caso na semana seguinte, é normal a água ficar um pouquinho escura,
repita o processo apenas da troca de agua e adicione outro litro de fluido.
Chegará a um ponto que não haverá mais oxidação!
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO CLUBE DO GOL QUADRADO (CdGQ!)
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