Substituir um ícone mundial, um dos carros mais vendidos em toda a
história da indústria automotiva do planeta, e que no Brasil se
identificou com a própria motorização do país, será o desafio da New
Small Family. O primeiro modelo o up!
foi apresentado pela Volkswagen no Salão de Frankfurt, ao lado de seis
conceituais que mostram a potencialidade de desenvolvimento no futuro de
uma nova gama de veículos no segmento de entrada do mercado. A alemã,
na fase inicial, quer vender 300 mil unidades/ano do up!. O carrinho
será decisivo na sua estratégia de até 2018 ser a primeira fabricante do
mundo.
O desejo da VW é fazer do up! o Fusca do Século 21. E ocupar o espaço
que o carismático modelo deixou na Alemanha e em países como os EUA e o
Brasil, entre outros. Com investimentos em torno de R$ 1 bilhão, a
versão brasileira deverá ser produzida em uma nova fábrica que será
construída para a montagem do compacto a partir de 2014.
Embora a montadora admita que a produção também poderá ocorrer com a
ampliação de uma das suas atuais plantas – São Bernardo do Campo e
Taubaté, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná –, tudo indica
que o up! terá uma unidade exclusiva. O carro será o menor dos VW, no
segmento hoje do Gol. Seis Estados disputam a nova fábrica, entre os
quais, o Rio Grande do Sul.
Liberdade, herança do mítico besouro
Uma das adaptações que marcaram o antigo e bom Fusca foi o bugue, criado na Califórnia nos anos 60 e ainda hoje presente nas praias brasileiras.
Uma das adaptações que marcaram o antigo e bom Fusca foi o bugue, criado na Califórnia nos anos 60 e ainda hoje presente nas praias brasileiras.
Maior do que o cupê, dois lugares e o mesmo conjunto mecânico, o
conceitual buggy up! teve a carroceria redesenhada e, como veículo de
praia, tem o interior a prova d’água e bancos de neoprene.
Primeiro modelo chega em dezembro
Na Europa, a venda começará em dezembro com três versões. O interior funcional terá acabamento em dois tons nos bancos, no painel e nas laterais das portas, diferenciado de acordo com a opção.
Na Europa, a venda começará em dezembro com três versões. O interior funcional terá acabamento em dois tons nos bancos, no painel e nas laterais das portas, diferenciado de acordo com a opção.
O quadro de instrumentos traz o velocímetro no centro. No painel,
acima do console, ficam os comandos da climatização e do som.
Aplicativos permitirão ao compradores personalizar o sistema de
informação e entretenimento de acordo com o seu perfil pessoal. O up!
tem boxes e pequenas caixas que permitem levar diversos objetos, como os
brinquedos das crianças.
Opções para todas as necessidades
Além do hatch duas portas, apresentado em Frankfurt, a Volkswagen mostrou seis conceituais: o buggy up! e o azzurra up! (sem portas e teto), criados para o uso em especial nas praias, o aventureiro urbano up! cross, com quatro portas e suspensão elevada, o esportivo GT, com motor mais de potente, de 100 cv, e o eco up!, movido a gás natural e com recursos eletrônicos que reduzem o consumo de combustível e o nível de emissões.
O elétrico e-up! equipado com propulsor elétrico de 60 kW deverá chegar em 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário