sábado, 7 de abril de 2012

O Campeão da Economia

#Resumido de Quatro Rodas Junho 1990 Ed.6 Ano 30


Tal qual como o Fusca,o Gol parece um desses fenômenos que a indústria nacional costuma produzir de tempos em tempos.
Ao longo dos anos,o Gol já sofreu meia dúzia de mudanças drásticas.Sempre no motor.E não só sobreviveu a elas como aumentou o seu prestígio.A ponto de , nos trés últimos anos (leia se: Junho 1990), vir ocupando sistematicamente a 1ª posição entre os mais vendidos no país.Agora,a história se repete.


Quando acreditava-se que a mudança feita pela Autolatina de substituir o AP 600 pelo CHT,da Ford,vulgo AE (Alta Economia) representaria um retrocesso.O Gol surpreende mais uma vez,sem perder muito no desempenho e melhorando bem na Economia de combustível.Acabou por tornar-se o carro mais econômico do país.Fez 11,61 km/l na cidade e 17,11 km/l na estrada,a 100km/h. Lembrando que o motor AE tem 4cv a menos.
Esta vantagem é bem maior se o Gol a gasolina for comparado com a sua versão à álcool.Neste caso,o desempenho permanece igual mais a diferença no condumo torna-se bem acentuada,concluindo que o modelo a gasolina roda bem mais barato com o combustível a aprox.R$ 2,68 por litro.

O fato é que o Gol CL tornou-se um carro racional,pois,apesar de não ser o mais barato do país,é o mais econômico e de alta relação custo/benefício.Só que esse preço mediano é fruto de uma simplicidade espartana no interior do carro,associada a ausência proposital de alguns equipamentos como o retrovisor direito e uma mera forração ao invés do conhecido carpete,além de bancos com tecido simples.

Mas esse não é o ponto fraco do modelo,ele sofre de alguns problemas crônicos herdados da linha Gol como o pouco espaço no banco de trás,que,por sinal,não permite passageiros mais altos por ser inclinado e não ter encostos de cabeça,além do mísero porta-malas de 146 litros.
Por conta da mudança no motor,o seu único inconveniente é uma vibração no câmbio a velocidades acima de 100 km/h.Nada,porém,muito grave.

Uma das mairoes qualidades desse Gol é a agilidade.Ele é gostoso e fácil de dirijr,mais elástico até que o equipado com AP.O seu motor responde rápido,com toques leves no acelerador e o Gol CL sai andando bem e gastando pouco.Tais virtudes que vão lhe tornando popular...Simples heranças do Fusca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário