Nos anos 60 e 70,a Kombi era usada em muitas ocasiões no Brasil e no mundo como carro oficial da polícia bombeiros repartições entre outros,por toda essa valentia,alem de ser um carro de concepção simples, muitos itens de segurança eram deixados de lado por seus proprietários,assim, uma correta manutenção era algo que uma Kombi raramente via na sua jornada de trabalho.Tudo isso aliado a aspectos estruturais conferiram a ela uma falsa imagem de ‘bomba relógio’.
Um destes aspectos era o fato do tanque de combustível estar situado logo atrás do motor,o que propagava incêndios,mas raríssimas vezes era responsável por inicia-los.Esse princípio se devia a outros fatores , em sua maioria de responsabilidade do dono,através de atitudes e omissões.Assim temos:
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Abastecimento
– A despeito das orientações da VW,
muitos donos enchiam o tanque das peruas acima do automático da bomba do posto
,causando excesso que vazava por sua vez,pela extremidade do gargalo.
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Elétrica
– Outro fator problemático era o cabo da
bateria (positivo) que levava energia para a dianteira do veículo.Este cabo
passa por um furo com uma guarnição de borracha na lataria que pode ressecar
com o uso,fazendo com que o cabo encoste no carro fechando curto,provocando
aquecimento e faíscas.
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Alimentação
do Motor – O tanque como já foi
dito,ficava atrás do motor e a tubulação que leva gasolina do mesmo até o
motor,é parte plástica e parte de cobre,além do próprio filtro de
combustível,que por ser frágil,deteriora-se com o calor ,junto com as
mangueiras,causando vazamentos.
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Fixação
da Bateria – Originalmente fixada na
carroceria por uma cinta ferrosa.Essa se oxidava com a ação do líquido da
própria bateria e a deixava solta,podendo derramar ou encostar os pólos na
carroceria,o que causava faíscas e fogo.
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Escapamento
– A falta de manutenção deste colabora
para os incêndios,pois com o uso havia desgaste natural das juntas do mesmo
conhecidas como ‘bengalas’,localizadas na parte de trás do motor.Este desgaste
permitia a entrada de ar junto com os gases do escape,causando os famosos tiros
nas reduções de marcha,o que abria uma faísca a cada estouro,tal chama que
poderia sair pelos buracos no escape e entrar em contato com o motor,abrindo
fogo.
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Recomendações:
Por todos esses motivos recomendamos aos
donos de Kombi a observação do estado da cortiça da tampa do tanque, do copo do
distribuidor, das mangueiras de alimentação e do escapamento, que estando e mau
estado podem gerar incêndios.
Apesar de todos esses itens, não
posso deixar de ressaltar a perfeição deste veículo. Quando é correta a
observação desses itens, nos bons tempos em que a nossa gasolina era de uma pureza
invejável, todo proprietário de um air cooled se orgulhava, ao fim de uma
viagem, de ver que a saída de escape está esbranquiçada e o gargalo do
carburador com uma fina camada de gelo,mostrando que o veículo está em alta conformidade
com suas regulagens e dentro do ponto.Isso era prova de que com a devida
manutenção,tudo poderia correr com perfeita segurança.
muito obrigado ,pelo esclarecimento.Tenho uma kombi e gosto muito .vou dar mais atenção a todos estes detalhes agora.
ResponderExcluirVALEU!!!