Então, em março de 1993 é lançado o Logus. Inicialmente, era oferecido nas seguintes versões: CL 1.6 (motor AE-1600 ou Cht,), CL AP 1.8, GL AP 1.8 e GLS AP 1.8, todos os motores queimando gasolina ou a álcool.
Os modelos a Álcool possuíam carburador Brosol 2e e os modelos 1.8/2.0 a Gasolina utilizavam o inédito "Carburador Eletrônico" em que o afogador funciona automaticamente e a rotação da marcha lenta é mantida sempre estável, qualquer que seja a situação de operação do veiculo. A borboleta de aceleração e a válvula eletromagnética de marcha lenta são controladas por um microprocessador, assegurando a confiabilidade do sistema.
O seu Cambio era acionado por cabos (um cabo para seleção, outro para o engate), ao invés do tradicional varão, sendo semelhante ao do Golf alemão. Esse câmbio era conhecido por MQ.
Enfim, era um carro moderno, de estilo moderno e elegante, com uma aerodinâmica notável até então: coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,32, um dos mais baixos índices da época. Um fato não confirmado, é que, ao ser mandado para a matriz da VW na Alemanha, os alemães ficaram tão surpresos com o estilo do carro, que a frente do Passat alemão de 1993, foi inspirada no Logus nacional para aquela reestilização. Sendo verdade ou não, realmente existem semelhanças no desenho.
Em agosto de 1994, junto com o lançamento do Pointer com injeção FIC digital, é lançado o Logus GLS com motor AP-2000 com essa mesma injeção, sendo multiponto. Ele obtém um desempenho ainda melhor que o Logus com o mesmo AP-2000 equipado com o carburador eletrônico, sendo segundo a revista 4-rodas o Vw nacional com a maior velocidade máxima até ali: 194,2km/h.
Os modelos 1995 passam a usar a injeção eletrônica, aposentando definitivamente o carburador eletrônico e ocorre a segunda mudança de motorização: sai de cena o AE-1600 e volta o AP-1600, pela facilidade de adaptação da injeção eletrônica, pois ela já era usada nos motores AP 1800.
A injeção eletrônica utilizada é a Fic Digital (CF1?D) EEC-IV monoponto, para motores AP 1600 e AP 1800 e a Fic Digital (EFI-D) EEC-IV multiponto para motores AP 2000.
Em meados de julho de 1995, é lançado o Logus Wolfsburg Edition com acabamento diferenciado e os faróis estendidos do Pointer, sendo equipado com motor AP-2000. Esse o modelo top de linha a partir dali e, já usava rodas aro 14, sendo mais bonitas e oferecendo maior segurança nas curvas.
A linha 1996 apresentava mudanças apenas na padronagem de tecidos, calotas e pára-choques pintados para ambos os modelos e somem as versões Cli, Gli e Gls, ficando agora como 1.6i, 1.8i (possuindo maior leque de opcionais para as versões 1.6, podendo se mesclar o padrão de acabamento Gl ao motor 1.6) e o Wolfsburg Edition.
Algumas unidades do Logus foram feitas em 1997, mas foram pouquíssimas (estima-se cerca de 1.000 carros) e ele sucumbiu, deixando caminho livre para o Polo Classic.
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