terça-feira, 7 de junho de 2011

A volta do que não foi

Historia do Voyage,um ícone de nosso automobilismo que encontra-se na 4ª geração.




O Voyage é um sedan compacto da Volkswagen baseado no Gol. Foi lançado em 1981 e saiu de linha em 1995, já como modelo 1996, sendo substituído pelo Polo Classic somente em 1997. Eleito pela Revista Autoesporte o Carro do Ano de 1982.
Em 12 de setembro de 2008 a Volkswagen anunciou o lançamento da segunda geração do Voyage.
Entre 1987 e 1993 o Voyage foi vendido nos mercados norte americano e canadenses com o nome de Fox.,diz o site da wiki pédia.


O início da produção do Voyage aconteceu em maio de 1981. O Voyage foi projetado e fabricado pela Volkswagen do Brasil, assim como o Gol, a Parati e a Saveiro, (a chamada família BX). Com motor refrigerado a água de 1,5 litros e câmbio de 4 marchas, encontrado nas versões a gasolina ou a álcool, nas versões de acabamento "S" = super, "LS"= luxo super e "GLS" = gran luxo super.
Em 1982 o Voyage foi eleito "O Carro do Ano" pela revista Autoesporte e começou a ser exportado para países da América do Sul .
Em 1983 o Voyage movido a álcool passou a utilizar o motor MD 270 de 1,6 litros (mesmo do Passat TS), identificados pelo emblema "1.6" na grade do radiador, sendo este o motor o mais potente (81cv) que a Volkswagen do Brasil produzia até então. Ainda em 1983 foi lançada a primeira série especial: o Voyage Plus dentre os itens especiais tinham faróis de neblina, para-choques na cor do carro e calotas especiais, e também o Voyage Sedan de 4(quatro) portas, na época com baixíssima aceitação.
Em 1984 todos os modelos passaram a ter o motor de 1,6 litros, inclusive a série especial "Los Angeles" (em comemoração as Jogos Olímpicos de Verão de 1984 em Los Angeles), diferenciando-se das demais versões pelos acessórios (que incluíam um pequeno aerofólio) e a cor exclusiva: um azul metálico, logo apelidado de "azul tampa de panela".
 Em 1985 entra em cena a geração de motores AP (1.6 e 1.8).
Em 1986 foi lançado o Voyage GLS Super, com motor 1,8 litros do santana.
Em 1987 mudou externamente, ganhando novos faróis, grade e para-choques envolventes com cobertura plástica, e passando a ter câmbio de cinco marchas como item de série.
Em 1988 vieram novas portas nesta época as versões eram: "CL" = comfort luxo (AP 1.6 ou 1.8, "GL" = gran luxo (AP 1.8, ou "GLS - SUPER" (AP 1.8S).
O Voyage passou a utilizar o motor 1.6 CHT que Ford usava — que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada Autolatina.
Em 1991 uma nova mudança nos faróis e na grade,porta malas de 420 litros. O motor 1.6 continuou a ser o AE 1.6, e no final foi introduzido o AP 1.8 na versão CL.
Assim como alguns carros da época o Voyage passou a ser equipado com o catalisador para adequação do modelo junto as normas de emissões de poluentes. Neste ano também se dava o término da produção das unidades 4 portas nacionais.
Em 1993 foi lançado o mais completo e mais potente Voyage, substituindo o Super: era o Voyage Sport 1.8S, que ficou em linha até '94.
Neste ano no versão 4 portas, o Voyage somente era fabricado na Argentina com motor 1.8. Ainda em '93, com o fim da Autolatina, voltaram os motores AP 1.6.
No final de 1994 o Voyage deixou de ser fabricado no Brasil, sendo produzido somente na Argentina. No final de 1995 o Voyage saiu de linha. Nessa época só duas versões eram produzidas: a GL 1.8 e a Special (apenas 4 portas).
A Volkswagen lançou a nova versão do Voyage, o Voyage 2008, nas versões 1.0, 1.6, trend e comfortline, bem diferente da ultima versão do carro. Desta vez, em um estilo sedã.Assim ,voltado a fabricaçaõ do mesmo,que por ser diferente,tornou-se um filho do Brasil.

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